segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A política do casamento

Esteve na ordem do dia a discussão relativa ao projecto-lei do BE e dos Verdes para que se altere a lei relativa ao casamento passando a ser permitido o casamento homossexual. Eu sou a favor. Sou a favor porque não consigo encontrar nenhum motivo legal para que tal não aconteça: não está escrito em nenhum lado que a homossexualidade é uma doença, não está escrito que as pessoas devem ser descriminadas, não está escrito que o propósito do casamento é ter filhos. É importante acrescentar que apesar de ser a favor e de não achar a homossexualidade uma doença, não caio na hipocrisia a que se tem assistido de a considerar "uma opção sexual tão natural como outra qualquer". É que não é como outra qualquer, é diferente. É diferente porque a sociedade a vê como diferente. Aqui reside um ponto importante: deverão as leis servir para moldar uma sociedade ou deverá a sociedade alterar as suas leis apenas quando está preparada para isso? Acho, muito sinceramente, que a sociedade não está actualmente preparada para alterar essa lei, embora o deva fazer o mais rapidamente possível. Porque que é que acho que a sociedade não está preparada? Porque acho que não existe ninguém que nunca tenha feito uma piada maldosa sobre a homossexualidade, mesmo que admita e respeite a opção de quem faz esta "escolha". Outro ponto é que não se deve alterar uma lei sem uma ampla discussão e aqui não houve qualquer discussão, como muito bem disse o PS. Mas não houve apenas por um motivo: porque nenhum dos dois grandes partidos nacionais se dignou a fazê-lo. O PSD porque não é maioritariamente a favor, o PS porque não convinha ao seu governo. Isto já se esqueceram de referir.

João G Torres

1 comentários:

Rik disse...

Hmmm a eterna questão do devem as leis moldar a sociedade... é um pouco isso que está a acontecer com a lei do divórcio.

A sociedade não está pronta... concordo ctg nesse ponto. Mas é estranho como já há anos se diz "agora não, mas depois sim" no que toca a esse assunto.

De qualquer maneira, acho que se está a andar para a frente, e é uma questão de tempo.

Quanto à pergunta da lei servir para mudar a sociedade, quando é apenas conservadorismo milenar que dita as regras, acho que a lei pode desafiar as tradições e forçar um pouco a mudança :)
Mas é um instrumento que deve ser usado com precaução e poucas vezes