quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Futebol

Eu gosto muito de futebol mas concordo que muitas vezes se joga demais fora de jogo. Mas este é sem dúvida o jogo mais fantástico que conheço. Certo que não são boas emabaixadoras do futebol todas as questões levantadas pelas (incompetentes) arbitragens. A verdade é que, no mesmo dia em que sabemos que a arbitragem do Bruno Paixão recebeu nota bastante positiva, vemos o futebol a triunfar onde mediações americanas, europeias e até das Nações Unidas falharam. É um jogo, sim. Mas é um jogo tão importante e popular que nunca deve ser desprezado e esquecido pela política. Falo do jogo que aconteceu em território Palestiniano e que opôs a selecção da Palestina e a selecção da Jordânia. Foi histórico: a selecção palestiniana jogou pela primeira vez em cada, marcou pela primeira vez em casa e, o facto mais simbólico, foi ouvido o hino da Palestina pela primeira vez em território palestiniano. Já têm selecção, agora falta um país. Não é a primeira vez que as coisas acontecem por esta ordem.

João G Torres

P.S.: Por curiosidade, ficou 1-1, o jogo foi perto de Jerusálem e o treinador jordano é o Nelo Vingada.

2 comentários:

Rik disse...

"são boas emabaixadoras do futebol" e "a selecção palestiniana jogou pela primeira vez em cada" mostram a emoção deste senhor quando escreve de futebol!

Mas tens razão... a paz entre Israelitas e Palestinianos e a actuação do Bruno Paixão no Sporting - Porto estão relacionados! Enquanto esse fascista andar por aí com o seu apito, não haverá paz no mundo!

Agora a sério, é bonito que a Palestina já tenha hino e selecção. São 2 coisas que contribuem muito para uma identidade nacional!

Low Rider disse...

Isto assim é assutador! Ontem quando escrevi pensei nos comentários que ia receber nos dois posts. Eram estes!